Ingredientes
Para o sorvete
1 litro de ades de uva light2 colheres de (sopa) de leite em pó desnatado enriquecido com cálcio (molico cálcio plus)
1 colher de (chá) de liga neutra
1 colher de (chá) de emulsificante
1 caixinha de creme de leite light
Para a calda
1 quilo de uvas doces e com casca vermelha bem escura1 colher de (chá) de ágar ágar (goma espessante ou gelatina de algas)
1 copo americano de água filtrada
Modo de Preparo
Para o sorvete
Colocar no copo do liquidificador o ades e a liga neutra e bater bem para homogeneizar. Levar ao freezer em forminhas de gelo (isto facilita, pois não é preciso cortá-lo para a próxima etapa). Neste momento coloque a caixinha de creme de leite no freezer para gelar. Após o congelamento (mais ou menos 20 minutos), remover os cubos de ades congelado e colocar metade no copo do liquidificador. Acrescentar a metade do creme de leite, a metade da colher de emulsificante, metade do leite em pó e bater bem até formar um creme uniforme, sem cristais de gelo. Transfira para um pote de 2 litros e repita a operação com a outra metade dos cubos de ades e demais ingredientes. É preferível dividir a massa do sorvete porque o emulsificante produz mais volume ao aerar o ades e às vezes, a capacidade insuficiente do liquidificador compromete o resultado final da receita. Leve ao freezer e a cada 15 minutos, mexa bem com um garfo para gelar por igual. Faça isso pelo menos duas vezes. Sirva com a calda de uvas frescas.Para a calda de uvas
Lave bem as uvas em água corrente. Tire os bagos dos cachos e coloque-as inteiras em uma panela. Acrescente a água e leve a panela ao fogo baixo deixando cozinhar bem por aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador. Passe por uma peneira e leve novamente ao fogo com o ágar ágar até dissolvê-lo bem (cerca de 5 minutos). Deixar esfriar e guardar na geladeira para servir de calda para o sorvete. Obs: Não costuma ser necessário a adição de açúcar ou adoçante. Quanto mais doce for a uva in natura, mais doce fica a calda.