Bolo com Recheio de Pinha

FavoriteLoadingAdicionar ao livro de receitas
VN:F [1.9.20_1166]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Ingredientes

Massa

2 colher (chá) bem cheias de fermento em pó
3 xícara (chá) de farinha de trigo
3 xícara (chá) de açúcar
200 gramas de margarina culinária
1 iogurte natural
4 ovos

Recheio

1 e ½ xícara (chá) de açúcar
Polpa de 5 pinhas grandes e maduras, sem caroço (cerca de 750g)
1 lata de creme de leite sem soro
200 gramas de manteiga sem sal
200 ml de água

Crocante

1 xícara (chá) de açúcar granulado
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Massa

Bater o açúcar com a margarina até obter um creme homogêneo. Acrescentar os ovos, um a um, sem parar de bater. Aos poucos, colocar a farinha peneirada junto com o fermento. Por último, adicionar o iogurte sem parar de bater. Dividir a massa em duas formas (tamanho 2500 ml cada), untadas, forradas com papel manteiga untado com margarina. Levar ao forno preaquecido a 200ºC por 35 minutos. Desenformar morno, deixar esfriar e cortar cada camada em duas partes. Reservar.

Recheio

Juntar o açúcar com a polpa das pinhas e a água. Levar ao fogo, mexendo sempre até virar uma pasta. Esfriar e levar à geladeira. À parte, bater o creme de leite com a manteiga até obter um creme homogêneo. Acrescentar o doce de pinha já gelado (reservar uma xícara (chá) para decoração) e mexer até incorporar. Se o tempo estiver quente, mantenha na geladeira até servir. Dividir o restante em 3 porções iguais. Rechear as camadas e monte o bolo. Decore com creme de chantilly, deixando um círculo no centro, preencher com a polpa reservada e finalizar com o crocante.

Crocante

Ferver o açúcar granulado com a água até o ponto de caramelo claro. Juntar a manteiga e jogar na pedra untada. Depois de frio, colocar dentro de um saco plástico e triturar com o rolo de macarrão ou bater o crocante no liquidificador. Consumir rapidamente para que não se perca o sabor delicado da fruta. O congelamento não é aconselhado.

Submit a new post

Clique e Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *